quarta-feira, 14 de maio de 2014

Animais voltam a andar com a ajuda de próteses

Tem quem ache que esse tipo de auxílio é só para seres humanos e que “é melhor deixar a natureza agir”, mas estes bichos mostram que com a ajuda da tecnologia e de gente criativa, animais vítimas de acidentes conseguem sobreviver e ainda recuperar parte dos movimentos. É o caso da elefanta Motala, que, com quase 40 anos de idade, perdeu uma pata ao pisar em uma mina terrestre.
Foto: Vicente Carvalho
Apesar “rodinhas” em cachorros já serem mais comuns, nas imagens abaixo você confere que tartarugas, golfinhos, gatos e até um porquinho também podem ter uma segunda chance com as próteses.
O golfinho Fuji perdeu 75 por cento de sua cauda por conta de uma doença em 2002, mas voltou a nadar com a ajuda de uma cauda artificial.
Foto: Vicente Carvalho
Oscar foi além das rodinhas: depois de ter as patas traseiras decepadas por uma máquina de colheita, o gato de dois anos agora se locomove com a ajuda de duas próteses.
Foto: Vicente Carvalho
Yu, uma tartaruga fêmea de 25 anos, enroscou-se em uma rede de pesca anos atrás e suas patas dianteiras foram trituradas por um tubarão. Agora ela ganhou a ajuda nadadeiras para voltar ao mar.
Foto: Vicente Carvalho
O porquinho Chris Bacon nasceu com as patas traseiras atrofiadas, mas um veterinário na Flórida (EUA) devolveu sua mobilidade com uma cadeira de rodas adaptada.
Foto: Vicente Carvalho
A tartaruga Tzvika foi atropelada por um cortador de grama mas recuperou os movimentos (e ganhou velocidade)  com a ajuda de rodinhas.
Foto: Vicente Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário